Sobre Donnie Darko


   Antes de mais nada, contém spoilers!!


   Eu nunca postei resenha por aqui, mas é algo que quero passar a fazer. Eu ultimamente ando vendo mais filmes do que séries, pois são mais rápidos e eu não tenho paciência para tantas séries.
   Ontem à noite vi o tão falado filme Donnie Darko, e eu simplesmente amei!

   Universos paralelos e viagem no tempo... O filme é louco o suficiente para te tirar da realidade e fazer com que você pense e crie várias teorias muito loucas na sua cabeça. haha


   Donnie Darko é um adolescente diagnosticado com esquizofrenia. Ele tem um amigo imaginário chamado Frank, um coelho de dois metros de altura que manda Donnie fazer várias coisas desagradáveis.

   Além de ser esquizofrênico, Donnie também é sonâmbulo. Uma noite ele sai de casa a mando de Frank e acorda num campo de golfe. Quando ele volta de manhã, sua casa (mais precisamente seu quarto), foi atingida por uma turbina de avião que ninguém sabe de onde e de qual avião veio. A partir daí, os dias do adolescente estão contados.


   28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos é o tempo para o fim do mundo.

   No filme, uma das personagens, criou o livro "A Filosofia da Viagem no Tempo" e nele fala que há dois tipos de universos. Universo Tangente, conhecido como universo paralelo (outra dimensão) e o Universo Primário, que seria o atual (o presente). Porém o universo tangente não dura muito tempo, é instável, pode acabar a qualquer momento e no filme, esse momento será em 28 dias.
   Donnie faz parte de dois universos paralelos, o que acontece em um reflete no outro. Então ele deveria ter morrido no acidente da turbina, mas como não estava presente, fez com que o "Cosmo", posso assim dizer, desequilibrasse.
   Seu amigo Frank, é o seu assassinato no futuro, que volta no tempo para fazer com que Donnie continue os 28 dias para que o cosmo se equilibre novamente.
   Se pararmos para pensar, o filme é como um quebra-cabeça, tudo está ligado. Se você perde ou acrescenta uma peça, o jogo muda e não dá para acabar. Todos os personagens estavam ligados para fazer com que Donnie completasse a sua missão.

   1: Se não fosse o Frank ter acordado Donnie, este estaria morto e não haveria a contusão entre os dois universos, então qual é o porquê do Frank ter salvado se logo ele faria com que Donnie morresse?

   2- Sabe a Vovó que fica sempre esperando a carta? Como ela sabia que Donnie a enviaria, se ele só fala com ela apenas uma vez e não é sobre isso? E a carta, em algum momento ela chegaria?


   O filme fala de vida e morte de uma forma bem poética e técnica."Toda criatura desse mundo morre sozinha", frase que a Vovó Morte fala para o adolescente quando ele tenta ajudá-la.
   Você já parou para pensar que é exatamente assim? Mas não só a morte, como a vida e quase tudo que acontece durante nossa jornada terrena.


   Quando você estiver prestes a morrer, pode ser que outras pessoas estejam morrendo no mesmo tempo, mas a sua dor será única e ninguém poderá senti-la.
   Já percebeu também que quando os animais estão morrendo, eles se afastam? Toda morte é solitária.
   No final do filme, ainda deixa aquele breve recado de: cada um tem a sua vida e ninguém vai deixá-la de viver porque alguém morreu. Pois tudo passa, e em breve ninguém mais nem se lembrará.

(Gifs e fotos retirados do google)





16 comentários:

  1. Parece ser um filme onde tudo se encaixa no final. Mas talvez seja um pouco complexo para mim, pq sou um pouco lerda HUSAHSUASH

    Pela sua resenha, fiquei com vontade de assistir!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Monique! Se encaixam sim, mas tem várias coisas que ficam no ar. Tem um site "oficial" onde colocaram as teorias "certas", mas ainda sim surgem perguntas. haha

      Excluir
  2. Eu não consigo pensar nesse filmes que já entro em parafuso haha. Sério, ele me ~bugou~ demais. Mas eu tenho uma teoria: SPOILER acho que o Donnie ficou preso numa espécie de transe/sono... não sei dizer que antes ou depois de a turbina cair no quarto dele. No fim, eu não sei de nada mesmo. Ah, eu indico bastante o livro do filme, pois tem várias informações adicionais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme realmente te deixa meio "WTF?". Mesmo tendo teorias "oficiais", ainda sim deixam várias perguntas no ar. E essas perguntas tem várias respostas diferentes. hahaha

      Excluir
  3. Achei bem interessante a sinopse desse filme, já cheguei a ler outras resenhas e me deixou bastante curiosa a assisti-lo, e fico com aquela dúvida: será que toda essa questão de universos paralelos não está relacionada com a esquizofrenia de Donnie? Mas acho que só vou poder descobrir isso assistindo ao filme.

    https://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha parado nesse ponto, mas é algo a se pensar! haha De certa forma faz sentido, não? (intrigada)

      Excluir
  4. Enredo cheio d devaneios.Fiquei muito interessada em assistir apesar de acompanhar muito pouco cinema me interessei em assistir depois de ler sua resenha.Adorei a reflexão final e fiquei acanhada por ser um Coelho a figura que atraiu o mal para Donnie no filme.Eu partircurlamente amo coelhos!!!Vou anotar esta dica,estou curiosa para assistir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahah Obrigada Renata! Vê sim, você vai gostar!

      Excluir
  5. Não assisti ele ainda, mas pretendo, está na minha listinha de filmes. Parece ser bem interessante e eu gosto bastante de filmes assim 💕

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa gosto muito de filmes que nos fazem refletir e agora vou tentar assistir pois prefiro filmes a séries.bjsss amei

    ResponderExcluir
  7. Olá, sempre tive vontade de assistir Donnie Darko, mas estou me preparando psicologicamente ainda (rsrs). Enfim, seu post me deixou ainda mais curiosa.

    Tchauzinho
    http://www.meioassimetrica.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Se prepara mesmo, porque é uma bomba! hahaha
      Tchau! xD

      Excluir
  8. Olá tudo joia? a sua resenha esta muito legal a maneira de falar espero que tenhamos outras resenhas aqui neste blog :-) Não é muito o tipo de filme que me identifico. Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!