Não espere algo de alguém que não pode lhe dar


   Mais uma vez estou eu aqui, numa das madrugadas de insônia escrevendo coisas que eu nem sei se serão lidas. Às vezes eu gosto quando isso acontece, acabo pensando mais do que normalmente, então escrevo. Estou a semana inteira pensando em expectativas e me perguntando sobre. Afinal, o que é expectativa?
   De acordo com os dicionários: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento. 
   Percebi que eu tenho muitas expectativas, tanto na minha vida familiar, na minha vida profissional e acadêmica. Não, isso não é ruim. Ruim é quando depositamos nossa expectativa em outra pessoa. E essa foi a segunda coisa que eu percebi em mim; eu deposito expectativas demais nas pessoas que estão ao meu redor.
   Não é por acaso que quando algo "sai  dos trilhos" eu me sinto mal ou furiosa, isso é super errado. Não espere algo de alguém que não pode lhe dar. Eu não posso depositar minha esperança, meus sonhos e minha vida em ninguém, isso não é correto. Da mesma forma que eu tenho tudo isso, meu próximo também tem. Depositar expectativas frusta a outra pessoa e principalmente nós mesmos.
   Estamos sempre à espera de que alguém chegue para nos dar carinho, amor, felicidade. Alguém que fique inteiramente conosco, que não nos abandone... mas quando isso não acontece ou esse alguém não chega, parece que tudo desaba. E não, o erro não foi da pessoa, mas foi seu. Ela nem mesmo sabia das coisas que você havia programado em sua mente. Você chegou a contar ou ficou quieta?
Sabe qual é o pior disso tudo? Criar expectativas é algo tão natural e humano que é impossível "não criar", seu cérebro vai criar e ponto.
   O que posso dar de conselho a você e a mim é: não crie expectativas irrealizáveis. Quando estas virem, façam com que elas se tornem expectativas realizáveis. Se você espera algo de alguém, diga mesmo que fique com receio da resposta. Infelizmente ainda não inventaram um aparelho que possa ler mentes.



12 comentários:

  1. Expectativas e cobranças são realmente prejudiciais, nos enchem de ansiedades e frustrações desnecessárias. Sempre bom nos questionaremos sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Devemos nos questionar sempre para não ficarmos sobrecarregando os outros.

      Excluir
  2. Ainda bem que não podem ler mentes haha. É meio complicado não criar expectativas, pelo menos não pra mim, mas gostei do conselho sobre expectativas realizáveis. Adorei seu post Thamires ❤️

    http://sinceramente-le.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia! É difícil mesmo não criar expectativas, eu continuo criando, mas tenho tentado evitar.

      Excluir
  3. Eu faço tanto isso, e só Deus sabe o quanto já quebrei a cara por conta disso. Acho que é uma coisa natural do ser humano esperar coisas dos outros...mesmo que eles não te deem razão pra isso. é foda, mas não sei nem por onde começar a mudar
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super difícil não colocar expectativas e a gente continua fazendo sempre. haha Nós somos humanos, vamos errar todos os dias.

      Excluir
  4. As expectativas são um problema mesmo! E o pior é que nem sempre vem da gente. Mas quando depende de mim eu procuro não pensar muito a respeito

    ResponderExcluir
  5. Eu também crio expectativas em outras pessoas, mas acho que todos fazemos isso, mesmo sem querer. Realmente, devemos criar expectativas somente em nós mesmos e correr atrás do que queremos para conseguir realizá-las.

    ResponderExcluir
  6. Se você soubesse o tanto de coisas que eu tenho escritas e que provavelmente não será lidas...
    Seu texto tem uma reflexão muito verdadeira. Já criei expectativa com muita coisa, especialmente com pessoas que, sinceramente, não ligavam muito para o que eu estava sentindo. Hoje em dia eu tento perder esse hábito quanto a pessoas, o que não significa que eu não fique aminada com coisas que só dependem de mim hehe.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. No meu caso eu vivo criando expectativas em cima de mim e no fim eu mesma acabo me decepcionando hahaha
    Acho que não costumo criar muita expectativa nas outras pessoas, como você disse, elas não leem mentes então não adianta nada eu ficar esperando que elas façam algo sendo que eu nunca falei para elas o que queria, mas é claro que nem sempre dá para controlar isso. Pensar que as pessoas não podem adivinhar o que a gente quer é um bom exercício para evitar posáveis decepções.
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Que reflexão sincera! Realmente criar expectativas é uma coisa inevitável, e o conselho que você deu é realmente o melhor a se fazer: chegar e falar. Aliás, as pessoas não são obrigadas a suprir nossas expectativas, por mais que não queiram nos magoar. Sei lá, não tenho um pensamento formado a respeito... Mas amei o seu texto!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  9. Esse texto é maravilhoso e foi uma coisa que aprendi. Não crie expectativas que você mesma não possa cumprir. Colocar nossas esperanças em cima das pessoas é a pior coisa que existe. Amei a reflexão! Beijo!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!