21 coisas que aprendi com 21 anos

Achei meu lugar preferido do quintal para fotos. Eu amo tijolos como fundo, pena que as pessoas tem preconceito. :/

Recentemente vi esse tema em algum lugar e acabei gostando. Hoje venho falar de 21 coisas que aprendi, querendo ou não, com 21 anos. Claro que depois desse post eu aprenderei muita coisa ainda, mas acho que seria bom eu escrevê-lo assim mesmo.
*Vale lembrar que esse é o meu ponto de vista.*
Vamos lá!

1- Ter 21 não tem graça alguma. 
É a idade que você de fato se torna adulto. É o começo de uma longa jornada, onde você tem que decidir se dorme, estuda ou trabalha. Não dá para fazer os 3 bem feitos. Vem cobrança de todos os lados e, principalmente, mais boletos para serem pagos.

2- Você continua dependente.
É engraçado quando vemos os adolescentes falando que quando forem maiores de idade terão emprego, casa, carro e não precisarão dar satisfação para os pais...  Você sempre será dependente das pessoas. Não venha me dizer que não será, porque você vai sim. Você precisará dar satisfação, talvez não tanto para os seus pais, mas para seu patrão, para os seus amigos, para seu companheiro... Ninguém vive sozinho. 

3- Você se torna independente.
Contraditório? Possivelmente. Ao mesmo tempo que você continua dependente, você se torna independente em várias coisas. Pode sair sem ter seus pais por perto (se bem que muitos já fazem isso antes dos 18 mesmo, eu inclusive tenho essa independência desde os 14 anos... por aí), você pode entrar em qualquer lugar considerado "adulto" sem precisar dos pais, e muitas vezes nem precisa mostrar a RG. Você pode comprar carro, casa, investir em algo, pois afinal, você já é um adulto.

4- Ninguém resolve nada para você.
Se precisar se matricular num curso? Você tem que ir. Abrir conta no banco? Você. Ter que comprar roupas? Você. Arrumou confusão com alguém? Vai pedir desculpas. Seus pais não fazem mais nada para você.
Está precisando de dinheiro? Vai trabalhar para ganhar.

5- Ninguém mais te dá presente.
Cadê os familiares que nos traziam presentes? Nunca mais vi. Hoje em dia, se eu ganhar um presente dos meus pais é no meu aniversário, e olhe lá. 

6- Beleza não é tudo na vida. 
Aqui entramos em dois pontos mega importantes, o primeiro é que você não estará lindx todos os dias. Terá dias que você vai acordar se achando a última bolacha do pacote, um arraso mesmo! Mas também terá dias que você acordará se achando o bagaço da laranja pós suco. Totalmente destuídx. Tudo bem, isso é normal. 
E o segundo ponto é: não fique correndo atrás de pessoas "bonitas" para ter um relacionamento. Comece a enxergar beleza em todas as pessoas, pois existe e está bem ali na sua frente, você só não consegue enxergar. Limpe bem seus olhos. Viver esperando o príncipe encantado é um dos piores erros que você pode cometer na vida.

7- Você não precisa ser bom em tudo.
Pois é, isso é um fato. A gente não consegue fazer tudo perfeitamente, precisamos escolher algo e upá-lo até chegar o nível máximo. Não tem como sair atirando para todos os lados e sair fazendo tudo achando que todos os itens da sua lista ficarão bons, porque não ficarão.

8- Não se importe tanto com que os outros pensam.
Eu consegui não me importar com as coisas faz um tempo. Antes eu ligava muuuito para o que as pessoas falavam de mim e o que achavam. Às vezes deixava de fazer algo, ou vestir alguma peça por ter medo de não me aceitarem. Ainda tenho isso, mas é tão pouco que nem importa. 

9- Não vale a pena se sacrificar por pessoas erradas.
Sabe aquela pessoa que vive fazendo besteira, mas você está lá fornecendo sua ajuda achando que ela vai mudar? Então, é muito provável que ela não mude. Está perdendo seu tempo. Gaste seu tempo e sua energia com quem realmente vai fazer com que se torne recíproco.

10- Você vai conhecer pessoas incríveis, guarde-as em seu coração.
Existem muitas pessoas ruins e infelizmente nós conheceremos algumas delas ao longo da vida, mas você também conhecerá muitas pessoas boas e incríveis. Valorize isso. Talvez a pessoa que você menos liga hoje, pode ser a mais valiosa de amanhã.

11- Errar é aprender.
Já cansei de contar quantas vezes eu quebrei a cara, ou quantas vezes fiz algo de errado. Mas graças a esses erros que eu sei o que é certo. Não tenha medo de errar, pois só assim você vai aprender. Mas lembre-se: errar é humano, porém permanecer no erro é burrice. Sejamos pessoas sábias.

12- Qualidade é melhor que quantidade.
Isso vale para roupas, acessórios e principalmente pessoas. Não importa se fulano tem 20 amigos e você apenas 2, o que realmente importa é se eles são bons amigos. Não adianta ter tantas pessoas ao seu lado se no momento em que mais precisar, apenas um vai te ajudar. Grande quantidade às vezes pode te atrapalhar em vez de auxiliar. 

13- Relacionamentos não são perfeitos.
Relacionamentos não são fáceis de serem mantidos, tanto relacionamento familiar, amoroso e entre amigos. De vez em quando há brigas e discussões, mas não deixe que isso atrapalhe todo o tempo que vocês conviveram juntos.

14- Ouvir é melhor do que falar (salvo algumas exceções).
Você aprende muito mais ouvindo e lendo do que falando. Se manter em silêncio é ótimo, principalmente se não tiver algo de bom para falar. Como diz minha avó, boca fechada não entra mosca.

15- Críticas são sempre bem vindas.
Ultimamente eu tenho aceitado muito mais as críticas do que antes. Eu realmente consigo tirar algo de bom dali e claro, pegar a parte ruim e modificá-la até mesmo em dicas destrutivas. Óbvio que eu fico revoltada na hora, mas depois passa (quando se trata da destrutiva).

16- Você é obrigado a aprender filtrar seus ouvidos.
Quando somos pequenos ouvimos bastante coisas desagradáveis, imagina quando adulto. Parece que as pessoas não tem pena de você (talvez elas não tenham mesmo) e por isso é importante você conseguir filtrar as palavras. Não leve tudo para o seu coração, no começo é difícil mesmo, mas depois de um tempo você ignora fácil. 

17- Corra atrás dos seus sonhos.
Parece clichê escrever isso, e sim, é mesmo. Porém é real. Como disse no 4, ninguém resolve mais nada para você. Se quer mesmo conquistar algo, é preciso correr atrás e fazer sacrifícios. Acredite, eu sei bem como é. Passo por isso todos os dias, mas eu sei que em breve conseguirei.

18- Ter empatia é importantíssimo.
Se colocar no lugar do outro é o maior ato de gentileza e compaixão. Faça sempre. 

19- Chore sempre que quiser.
Nos ensinam desde pequenos a segurar o choro, mas não faça isso. Não reprima seus sentimentos. Chore sempre que precisar se aliviar. 

20- A lei da Ação e Reação é real.
Newton foi super inteligente por comprovar essa lei do retorno para todos nós. É tão real que parece sonho (isso não fez sentido algum). Pessoas que fazem coisas ruins, recebem coisas ruins. Faça coisas boas, sempre.

21- Listar 21 coisas da sua vida é tão difícil como querer respirar debaixo d'água.
Como as pessoas conseguem listar coisas tão facilmente? Socorro.

Acho que consegui chegar no fim da minha missão, nos vemos na próxima! xD

18 comentários:

  1. Muito bom seu texto! Realmente algumas coisas da lista tive bem antes dos 21 anos.
    Mas quanto mais o tempo passa, mais aprendizado chega e isso é impagável ;)

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto! O que você falou nas 21 coisas que aprendeu foi muito importante! Queria eu ter aprendido algumas dessas coisas antes! Acho que a maior lição no fim das contas é se desapegar um pouco das coisas que parecem enormes mas nem são

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter aprendido isso ainda mais cedo. hahaha

      Excluir
  3. Muito isso!!! Eu vou fazer 21 em dezembro e caramba ao mesmo tempo que adoro, odeio. Uma das coisas que eu ainda estou me acostumando é a resolver meus problemas sozinha, antes minha mãe me ajuda em tudo, eu precisava ir no medico ela ia falar por mim, tinha algum problema ela falava por mim, ainda mais que em certas situações eu sou um pouco tímida(?), enfim... nesses últimos tempos estou aprendendo bastante a lidar com meus próprios problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a lei natural do adulto. Ter que lidar com todo os problemas sozinhos. haha

      Excluir
  4. Achei muito legal suas experiências, não tenho 21 mas já aprendi muitas dessas coisas que você citou, e realmente é verdade, mas sei que tenho muito que aprender ainda, todos estamos em constante aprendizado e evolução! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que estar sempre aprendendo né? Nada de ficar parada! xD

      Excluir
  5. Amei! Ainda tô nos 15 mas já percebi algumas das coisas que você listou, mas acho que ainda tenho muito a aprender, aliás, todos os dias aprendemos alguma coisa, né? por mais que seja super difícil parar para pensar no que aprendemos. Somos eternos alunos no mundo. Adorei o seu texto, parabéns!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  6. Eu amei, tenho a mesma idade que ti e me identifiquei tanto rs, a gente aprende tanta coisa né? Na maioria das vezes do jeito mais difícil, mas é maravilhoso ver nosso próprio crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super difícil! hahaha Mas temos que aprender querendo ou não.

      Excluir
  7. Adorei o post, e me identifiquei demais, eu fiz 20 anos e senti toda essa mudança mesmo. Ter que eu ir fazer as coisas, ir no banco, as matriculas no meu nome, sofrer com desemprego e um tanto de coisa. Quando somos jovens achamos que vai ser uma maravilha, mas mds, haja preocupações e responsabilidades, realmente amei o post! Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando passa dos 18, começa a mudança gritante. haha (rindo mas de desespero)

      Excluir
  8. É incrível como que a gente muda com o passar do tempo né? O que era importante aos 18 anos provavelmente não terá tanta importância com 20 e muito menos com 25. Cada vez mais surpreendo com a nossa capacidade de metamorfose :)
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho 20 anos vou completa 21 no mês que vem !Por isso que Gostei muito do seu texto .

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!