Como economizar na hora de comprar? 9 dicas infalíveis

como economizar na hora de comprar? 9 dicas infalíveis
Créditos Freepik

   Pela primeira vez eu resolvi fazer um post meio diferente, já que não é comum falar por aqui de compras e coisas do tipo. Mas sinto que estou num processo de mudanças internas e externas e de certa forma isso irá influenciar no blog. Então daqui pra frente falarei de assuntos que nunca havia falado. Também quero trazer algumas coisas da minha área profissional que é a Administração, espero que seja útil. 
   Agora sim, sobre o tema do post, como economizar na hora de comprar?


  Normalmente as pessoas falam que eu consigo economizar e administrar muito bem minhas finanças e, de fato, consigo mesmo. Não adquiri isso de uma hora para outra, mas com o tempo. Nunca fui uma pessoa consumista, mas era menos controlada do que sou hoje. Saber usar bem seu dinheiro é fundamental, pois sobra para fazer outras coisas (quero aprender a administrar melhor ainda).
   Abaixo listarei 9 dicas que utilizo e que me ajudam realmente.

1- Pague à vista.

   Eu não tenho cartão de crédito (ainda) e talvez isso me ajude um pouco mais. Cartão de crédito é algo viciante, tudo você quer passar nele e se não souber administrar bem, se torna uma bola de neve cada vez maior para pagar. Seja sensato. O que der para pagar no dinheiro, pague.

2- Espere para comprar se não for de urgência.

   Sabe aquela bolsa, celular ou qualquer outra coisa que você viu, mas está super caro para comprar? Não compre. Isso mesmo, não compre, espera. Há quase 2 meses fui numa loja pagar o que eu devia e vi um vestido de veludo lindo (seria eu, a louca dos vestidos?), mas estava em torno de 100 reais. Achei caríssimo, não comprei. Hoje, o mesmo vestido estava um pouco mais dos R$60. Adorei e tive que comprar! haha 
   Se não for algo tão urgente, você pode esperar. Depois de um tempo esse mesmo produto estará lá no mesmo lugar e mais barato. Isso faz ir diretamente para a dica 3:

3- Compre apenas o necessário.

   Já perdi a conta de quantas vezes comprei coisas que nem sequer usei e que ficaram atoladas no meu quarto. Principalmente roupas! Sabe aquela blusinha que você vestiu no provador da loja, mas não ficou tão confiável se leva ou não? Então, não leva. É quase certo que você não a usará depois de comprada. Um outro ponto, se você já tem grandes quantidades de algo, você não precisa comprar só porque achou bonito, não faça isso. Se você já tem 10 pares de sapatos, não há necessidade de comprar mais. Use e abuse da sua criatividade para montar outfits. O instagram e o pinterest estão aí para isso.

4- Compre apenas o que for comer.

   Essa é a parte mais difícil para mim, confesso. haha Mas saiba o que aguenta comer. Se você compra uma pizza de oito fatias, mas só consegue comer no máximo duas, não faz sentido algum comprar. Vá numa lanchonete e compre 2 fatias. Economize seu dinheiro e principalmente a comida, afinal, o que você vai fazer com pizzas velhas? Provavelmente elas irão para o lixo. Ninguém aguenta ficar comendo pizza requentada várias vezes. 

5- Faça lista.

   Faça uma lista antes de sair de casa com cada produto que PRECISA comprar. Dessa forma você verá as suas prioridades e não sairá comprando tudo que vê pela frente. 

6- Estipule uma quantidade para ser gasta.

   Não saia com tanto dinheiro ou com a carteira cheia dos cartões de crédito. Estipule o quanto você vai gastar. Não importa se é comprando roupas, ou indo ao shopping, estabeleça seu objetivo. Quando você tem um limite para gastar, será impossível ultrapassá-lo. Se você só tem 100 pilas para gastar no shopping, você só vai gastar isso, e nada mais. 


7- Garimpe.

   Eu sou a louca dos garimpos! Se vou comprar algo, procuro em tudo que é lugar para achar mais barato e com a mesma qualidade. Olhe tudo ao seu redor, veja o que tem de legal e procure o que finalmente precisa e quer. Seja seletivo! Com certeza você vai economizar na hora de comprar.

8- Peça descontos.

   Ultimamente eu não tenho pedido tantos descontos, pois não tenho comprado coisas caras, mas sempre que for comprar algo relativamente caro para você, peça descontos. Principalmente se for pagar no dinheiro. 

9- Viva um padrão abaixo.

   Sabe a escada? Você não precisa viver debaixo dela, mas viva um degrau antes do patamar (se possível dois). Nós temos o costume de gastar mais do que conseguimos pagar, pois não temos um boa educação financeira e, por consequência, nossas finanças são sempre descontroladas. Se seu salário é 2.000, porque suas dívidas extrapolam o que você pode pagar?
   Em vez de fazer contas e mais contas - que muitas vezes são desnecessárias - por que não guardar numa poupança? Tire uma porcentagem do dinheiro para investir no seu futuro. Pode ser 10, 20, 30%.

   Faça dívidas que pode pagar sem sofrimento, ou sem ter que trabalhar o dobro para quitar. Estipule uma quantidade para ser gasta e tire uma porcentagem para aplicar em algo (colocar dinheiro na poupança não é guardar, é investir).

26 comentários:

  1. Menina preciso urgente seguir estar dicas to gastando demais olha vou aderir!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vou imprimir esse post e colar na parede do meu quarto! hahahaha sério! <3 Tava precisando muito de uma ajuda dessas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito importantes e que funcionam realmente. Sobre o uso de cartões de crédito tenho um medo terrível, prefiro pagar na hora do que ir deixando pra depois, acredito que nos dê maior controle.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho e nem uso. haha Usar o dinheiro "vivo" é mais seguro para mim. xD

      Excluir
  4. Amei as dicas! Eu sempre penso duas vezes antes de passar o cartão de crédito, por que é muito fácil de se perder nas contas, então eu procuro sempre passar no débito, pra mim funciona melhor! Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passar as coisas no débito é otimo também! Eu usava muito o débito, agora só estou no dinheiro mesmo. É realmente muito mais fácil.

      Excluir
  5. Comprar só o que vou comer é uma missão muito complicada xD É só lembrar da padaria e já quero ir pra lá, o pior é que a maioria dos meus gastos é com comida e não consigo evitar '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Akire. haha Meus maiores gastos creio que são com comidas também. :'D

      Excluir
  6. Salvei seu post! São dicas boas que ajuda mesmo a fazer boas compras, sem gastar muito.
    A pesquisa também é primordial. Arrasou nas dicas!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Eu sou até boa em economizar, e tô sempre guardando uns trocados na poupança. Comprar só a vista ajuda muito, por isso evito ao máximo o cartão de crédito. Outra tática que eu faço é colocar todos os valores "quebrados" na minha poupança diariamente pelo aplicativo do meu banco (internet banking ajuda muito!). Por exemplo, se eu fiz uma compra no débito e restaram 127,50 na minha conta, eu transfiro os 7,50 pra poupança. Fazendo isso sempre consigo juntar uns R$50 por mês, mesmo com o meu misero salário de estagiária, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima estratégia! É algo muito bom fazer isso também, é como um extra. Vou aderir! haha

      Excluir
  8. Amei as dicas! Acho que não ser a louca do cartão de crédito é algo muuito importante! Também não tenho cartão de crédito, então só compro coisas quando tenho dinheiro/preciso. Às vezes preciso de cartão para fazer compras pela internet, mas o uso o da minha mãe e nem parcelo, para já pagar de uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartão é uma coisa que tem que saber usar senão fica tudo descontrolado mesmo. Eu só compro as coisas quando preciso também, não sou muito de sair comprando loucamente.

      Excluir
  9. Nos últimos tempos eu venho tentando fazer de tudo para não comprar mais que o necessário. A última "grande" compra que fiz foi no começo do ano hehe. Na verdade, eu também peço para meuis pais guardarem meu dinheiro, pois sei que vou acabar gastando se ficar com ele :p
    Adorei as dicas do post, moça! Realmente, apagar a vista e se CONTROLAR é a melhor coisa. Meu sonho é um dia chegar nos lugares e pagar tudo no débito hahaha.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o meu sonho também! haha Um dia conseguiremos. xD

      Excluir
  10. Fui ver os seus crochês mas tá dando página indisponível =C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, desculpa moça! Eu acabei tirando por fazer umas mudanças, em breve postarei novamente. Aguarde só uns dias. :D

      Excluir
  11. Eu tenho um cartão mas não divido nada pq sei que se eu dividir a primeira compra, vai virar um vício. E sempre reflito "dá pra esperar?" se a resposta é sim, adio sempre.
    www.agendaleatoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pergunta eu me faço todo santo dia. haha Se der para esperar, é sempre bom fazê-lo, não é mesmo?

      Excluir
  12. Educação Financeira faz toda a diferença e estou sentindo na pele, na verdade cada texto ou vídeo que leio sobre economia é um soco e tanto pra mim porque estou colhendo muitos erros. Infelizmente fiz um cartão de crédito e como senti necessidade de ter coisas não soube raciocinar, comprei mais do que posso pagar e tô numa bola de neve que eu não controlei ainda, e devia estar muito desesperada. Ainda não sei como não gastar tudo, sempre sinto vontade de comprar muitas coisas, estou pensando se deixo meu futuro dinheiro pra quitar as dívidas de uma vez ou se pago de pouco em pouco. É complicado! Mas só um pouco de sabedoria já teria evitado muitos transtornos.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, sempre pague tudo de uma vez. Assim você pode tentar fazer um acordo e conseguir um desconto bem grande até. Ficar parcelando dívidas é querer continuar com o é na jaca. São muitos juros em cima de juros quando poderia ter evitado isso.

      Excluir
  13. Ótimas dicas!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!