Organização: Bullet Journal para pessoas com ansiedade


   Olá! Quanta saudade eu estava de voltar aqui e escrever um pouco sobre a vida, meus pensamentos e o mundo, vocês não fazem ideia!
   Meu último post aqui no blog foi sobre o piquenique de crochê, que pelo visto muitas pessoas gostaram e depois disso acabei sumindo. Eu entrei numa fase na minha vida muito louca e eu não sabia lidar, na verdade ainda nem estou sabendo.
   Com a ocorrência do noivado (siiiiim! eu estou noiva! Talvez tenha alguns quadros no blog sobre isso. Talvez!), volta às aulas, trabalho, e trabalho com minha loja virtual minha mente ficou descontrolada e desorganizada. Foi então que tive a brilhante ideia de fazer um bullet journal (bujo) e usá-lo durante todo o ano.
   No ano passado eu tinha um sketchbook parado pelos cantos do meu quarto do tempo que eu fazia curso de edificação, e como estava sem nenhuma função, optei usá-lo como um bujo. Claramente não deu certo e eu vou contar o porquê! Todavia, agora em 2019 eu precisava urgentemente me organizar para conseguir ser eficiente e eficaz. Novamente o bullet journal foi o método de organização que escolhi pois já tentei usar agendas, planners, aplicativos de celular... e nada deu certo pra mim.
   Decidi que iria testar o bullet journal, só que desta vez com um caderno barato e com um tema minimalista. O bujo que cheguei a fazer no skechbook coloquei muitos enfeites, e sim, ficou super bonitinho, mas nem um pouco funcional. Eu estava muito mais preocupada em fazer colagens, ter uma letra bonita, fazer os melhores desenhos e colocar as melhores frases nas páginas, do que fazer com que ele me ajudasse a ser uma pessoa organizada. Eu perdia muito mais tempo deixando o caderno bonito do que ganhando tempo com ele para ser mais produtiva durante o dia, consequentemente, na semana.
   Fui na caçula do shopping daqui de Itaboraí, a cidade onde moro, e comprei o caderno mais barato, porém fofo. E nesse meio tempo, consegui achar um caderno verde água (uma das minhas cores preferidas) com folhas quadriculadas, que era algo que eu já tinha visto no Pinterest e Instagram e estava doida por um. <3 Ele é quadriculado mesmo, não pontilhado. Se eu não me engano, paguei R$3,50 por essa coisinha super lindinha.
   Por se tratar de um caderno colegial, suas folhas não tem gramaturas altas, pelo contrário! São bem finas e, infelizmente, não posso usar qualquer caneta em suas folhas. Essa é única parte triste do meu bebezinho. Não sei se posso considerar isso como um toc, porém eu tenho um pequeno nervoso quando escrevo de um lado da folha e quando viro, a parte de trás está riscada também, ou com manchas da caneta. No bujo antigo, acontecia demais isso e eu acabava tendo que colar figurinhas, imagens aleatórias ou fotos para esconder a pequena tragédia. Muitas vezes eu retirava folhas do caderno e refazia para ver se ficava bom numa segunda vez, logo, eu perdia ainda mais tempo.
   Dessa vez decidi usar o que eu mais uso diariamente e quase sempre está grudada na minha camisa: caneta esferográfica simples! Comprei uma caneta da Stabilo para testar também, mas como é de cor verde militar, acabou manchando um pouco as folhas, então parei de usar no mesmo dia. haha Vou deixá-la para desenhos e comprarei as canetas em tons pastéis pro bujo para não marcarem tanto assim.



Como o bullet journal pode ajudar pessoas com ansiedade?


1- Nosso cérebro consegue gravar mais informações quando são escritas ou passadas adiante do que quando apenas escutamos algo. Quando colocamos as nossas tarefas no papel e conseguimos visualizar o que precisamos fazer é muito mais fácil para não esquecer. Sem contar que, quando colocamos as tarefas diárias (ou semanais, como quiser) escritas, faz com que você não se sinta ansioso por querer fazer várias coisas. Faça apenas as tarefas que colocou no papel para o dia, deixe as coisas de amanhã para amanhã.

1.1- Ainda sobre as tarefas, não se culpe por não ter concluído tudo que havia programado, aceite que você não é um robô. Assim também, não se culpe por manter dias vazios em sua página no bujo por ter esquecido de preencher com os afazeres. É tudo muito novo e para chegarmos num "nível de organização" excelente leva prática constante e muito tempo. Então, apenas relaxe (mas nem tanto! haha). No lugar do vazio cole uma figurinha ou escreva alguma frase que achou bonita.

2- O bullet journal, ou bujo para os mais íntimos haha, não tem um modelo pronto na papelaria que você vai lá, escolhe e compra. O bujo é extremamente manual e criativo! Você escolhe de que forma quer se organizar: se é por dia, por semana, por mês... Etc. Por se tratar de um trabalho criativo, se você for assim como eu, que separa o bullet por semana, terá vezes que o layout do bujo vai sair feio (na sua concepção), porém terá semanas que vai sair super lindo. Depende de como você está vivendo os dias e como se sente. 

3- Por não ter regras de como fazê-lo, há diversas fotos espalhadas pela internet para se inspirar e fazer folhas com temas. Eu separei uma pasta do meu Pinterest apenas para salvar inspirações e ideias  desse método de organização de coisas que achei fácil e que talvez poderia copiar ou me inspirar naquilo. Alguns exemplos são finanças, filmes que quer ver, livros que quer ler durante o ano, metas que quer alcançar, coisas que quer comprar... Não há ordem de onde colocar essas folhas; se é no começo, meio ou fim. O bullet é livre assim como você!

Leia também: 

Meu bullet journal de fevereiro de 2019!

   Antes de fazer o meu planejamento para fevereiro, fiz um desenho bem simples com o que eu tinha na hora e acabei gostando bastante. Fiz na própria capa do caderno pois não queria gastar uma folha apenas para isso, além de ficar mais clean por não ter o quadriculado. 
   Também quis fazer um calendário anual, mais por influência de vídeos mesmo, mas acredite, faz toda a diferença! Ajuda bastante, pelo menos para mim. 
    Após o calendário, fiz as páginas do future log, que seria o resumo das datas mais importantes de cada mês. Fiz do 1 ao 12, mas não tirei foto do outro quadrimestre por ser a mesma coisa. O future log para mim é algo essencial. Gostei bastante de colocá-lo no bujo apesar de ter ficado em dúvida se colocaria ou não como o calendário. Então é uma dica para se manter um pouquinho mais organizado e em dia.
   Eu comecei a fazer o bujo em fevereiro apesar de ter comprado o caderninho em janeiro. Eu estava esperando vir uma inspiração em minha mente para fazer um desenho super maneiro, só que minhas expectativas foram frustradas. A inspiração não veio. Então apenas decidi escrever o que eu achava necessário para o mês de fevereiro e não mais que isso.
   Me arrependi de não separar uma pequena parte específica para o controle financeiro mensal, porque eu coloquei no final de uma das páginas e não ficou nada bom. No mês de março eu separarei um espaço. Esse é um dos lados maravilhosos do bujo! Se não ficou bom no mês, ou se esqueceu de algo, faz na próxima. Você vai adaptando conforme a sua necessidade e desejo.
   Eu fiz um girassol simples porque eu estou tentando deixar o bujo minimalista. Não quero colocar muita informação exatamente para não perder tanto tempo enfeitando do que sendo proativa. Eu sei que não vou conseguir por completo, já que eu vi várias canetas legais e washi tapes fofas para comprar. 






   Se você observar novamente a primeira foto que coloquei no post, verá que há vários espaços em branco. Essa foi a minha primeira semana e eu não sabia o que fazer exatamente. Veja que há vários buracos e atividades canceladas, mas ainda sim não rasguei a folha, e nem pretendo. Talvez eu coloque fotos para acobertar essas pequenas tragédias! xD
   Observe também que algumas folhas estão um pouco manchadas. Eu, uma boa e velha desastrada  e relaxada quando se trata de materiais escolares deixei algo manchar as primeiras folhas. Você acha que eu retirei? Não mesmo! Deixa elas como estão. Eu sou uma pessoa bem relaxada e tudo isso é o reflexo de alguma parte de mim, entende? E está tudo bem...


   A parte que escondo com a mão foi onde coloquei meu gastos, e como podem ver, não deu nada certo, mas foi a página mais movimentada até agora e a mais funcional. 
   Também navegando pelo Pinterest, vi uma frase que me chamou muito a atenção e resolvi colocá-la numa das minhas páginas do bujo para sempre lembrar. A frase é a seguinte: "Não destrua seus sonhos, destrua seus limites". 
   A gente vive colocando limites para tudo, que tal destruí-los algumas vezes? 
   E ao lado dessa frase, eu fiz um desenho bem simples de um vidro e o dividi em 20 partes. Uma das minhas metas é chegar no final de 2019 com um pouco de grana na poupança e eu defini na minha mente quanto vale cada espaço desse. De acordo que eu for colocando lá no banco a quantia, eu irei pintando. Se em algum mês eu puder colocar o valor equivalente apenas 1 retângulo, eu venho e pinto. Se tiver mês que eu colocar 4 vezes mais do que o valor que estipulei, eu venho e pinto mais 4 espaços, e assim vai acontecer até eu "encher meu vidro".



   Uma coisa que eu vi em um vídeo, que não me lembro no momento, que é a página de Trackers de Social Media. Quero ir acompanhando o crescimento das minhas redes sociais preferidas e que me auxiliam de certa forma, como por exemplo, o Instagram é super cobiçado entre as blogueiras e empresas para parcerias... E isso vai me fazer entender um pouco mais o meu público já que eu separei por mês e a cada mês eu saberei que tipo de conteúdo produzi, para que eu possa produzir ainda mais.
   Há pequenos erros na página, mas eu não me importo! Aliás, é a minha página preferida seguida do calendário. O calendário me deu trabalho mas ficou super fofo e eu não me aguento de emoção toda vez que vejo, perdoe-me!


Vocês usam algum método de organização? Se sim, me conta como é a sua experiência. O que você faz para se manter produtivo diariamente, etc! 

Nos falamos em breve, até!

Siga- me nas minhas redes sociais: 
♥ INSTAGRAM
♥ PINTEREST
♥ FACEBOOK


10 comentários:

  1. Cara, é muito engraçado como isso é MUITO pessoal, né? eu já sou o oposto de você. Queria fazer bullet e não me adaptei (sempre quando vou ver já é a semana, preciso anotar as coisas futuras e não fiz ainda as semanas).. mas o planner eu NÃO vivo sem! Adorei as suas 'artes' de fevereiro <3 Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Eu já pensei em fazer bullet journal, mas acabo sempre ficando com o planner mesmo. Entretanto eu personalizo bastante ele, adiciono coisas, e isso é realmente terapêutico!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pelo noivado!!! Tudo de maravilhoso pra vocês nessa nova fase 💛
    Segundamente haha eu não consegui me adaptar ao bullet journal. Acho lindo, maravilhoso, e meu sonho ter a paciência pra organizar tudo, mas a minha ansiedade é enorme e não me deixa (rindo de nervoso). Adorei a ideia do seu ser mais simples, pra mim o planner funcionou melhor!
    E AMEI a ideia da jarra de poupança! Vou aderir 💛

    ResponderExcluir
  4. O seu BuJo está a coisa mais lindinha!!! Eu amo testar formas diferentes de organização e o BuJo com certeza é incrível para isso!

    Ah, fiquei CHOCADA com o valor que você pagou pelo caderninho, porque eu não encontro desses por aqui? Hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Eu super me adaptei no planner!!! Mas pra quem gosta de exercitar a criatividade ao bullet journal é o caminho. E parabéns pelo noivado!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais nada: eu também tenho muita agonia quando a tinta da caneta passa para o outro lado. É frustrante!
    Aaah, e parabéns pelo noivado, moça <3
    Gostei bastante de você ter abordado a ansiedade numa post sobre bujo. Lembro-me que, quando eu usava, era sempre uma terapia fazer os layouts e saber onde cada coisinha estava :)
    Sua organização está linda! Que março seja ótimo pra você!

    ResponderExcluir
  7. Se bujo ficou tão lindo e organizadinho *---* Mt boas as dicas, eu comecei a organizar um esse ano para o blog e as finanças, não ta fofinho que nem o seu mas quebra o galho kkk

    Ah, felicidades pelo noivado!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo noivado.
    Eu comecei a adotar o método Bullet Journal, esse ano.
    Eu estou fazendo em um caderno de desenho ( não queria gastar dinheiro com algo que depois não levaria para frente) e estou me adaptando bem ao bullet journal.

    Amei o post


    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, parabéns pelo noivado! Desejo mtas felicidades ao casal! :) Eu achei super legal vc fazer seu bujo num caderno mais simples. Eu me identifiquei super qd vc falou que se preocupou mais em fazer colagens e esqueceu de escrever o necessário no primeiro... kkk eu faria o mesmo... :p
    Eu não me adapto a bujos, mesmo se já tivesse vindo pronto. Uso a velha agenda mesmo, pois só anotar as coisas já me ajuda e muito na hora para lembrar meus afazeres.
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente vou levar essa frase "não destrua seus sonhos ,destrua seus limites" pra mim *--* Tô usando planner e acho muito maneiro quem consegue se organizar soltando a sua criatividade e personalizando as folhas do seu jeito. Eu sou muito criativa, mas como tudo pra mim é corrido eu prefiro pronto. É chato esse lance de manchar a folha seguinte, no meu só não acontece isso por causa do tipo das folhas. Adorei a sua criatividade e gostei muito do "potinho", dá vontade de fazer e tomar vergonha na cara pra juntar dinheiro. Parabéns pelo post, tá incrível!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!