O silêncio dos silenciados

 Olá, caro leitor, como vai?


Retorno ao blog depois de quase 3 anos e eu tenho muuuita coisa para falar, mas vamos por partes e por posts, porque eu não pretendo escrever um livro aqui.


Para começar o nome do blog irá mudar (provavelmente agora quando você estiver lendo, já mudou) para "Documentando a Vida". Porque é de fato o que quero fazer aqui.


Óbvio que já documentei várias coisas da minha vida, mas agora pretendo fazer de forma mais gradual e leve. Eu só quero escrever por escrever, sem ganhar nada em troca. Se um dia ganhar, vai ser bônus. 


Hoje, em específico, quero escrever sobre o que tem passado na minha cabeça nos últimos dias e sobre coisas que aconteceram no dia de hoje.


Mas antes, eu preciso relatar o quão bonita está a noite de hoje. Já são meia-noite, estou deitada na cama, digitando esse post no celular, enquanto a luz da lua reflete por todo céu com nuvens, deixando uma cor super bonita. E a luz do poste entra pela minha janela, deixando o quarto claro o suficiente para ver algumas coisas.


Enfim, sobre o silêncio dos silenciados.


Já quero te fazer uma pergunta: quantas vezes você deixou de ser e de fazer algo porque te silenciaram?


Bom, comecemos do começo. 


Me tornei cristã. Na verdade, digo que ainda tô no processo de ser. Agora, depois de 5 anos frequentando a igreja, consigo ouvir e sentir algumas coisas quando Deus quer falar comigo. Também estou num período de mudança. Interna e externa. Pessoalmente, claro. 


Parece que cheguei no ponto quase ideal do que Deus espera de mim e, parece que Ele está me conduzindo por entre os caminhos... Já tem alguns meses que me sinto assim e sinto que tem se intensificado mais...(?).


Eu sempre fui uma pessoa de questionar a caixinha em que me colocavam e, de vez em quando, isso gerava certas discussões, digamos assim. E aí, eu fui morrendo aos poucos. Porque eu não queria mais falar sobre as coisas, ter que ficar debatendo, defendendo a tese, se explicando por algum motivo... O meu canal de comunicação sempre era interrompido por alguém, e depois por mim mesma.


Há uns meses eu tive uma experiência incrível dentro da igreja. Estava revoltada no dia, e se eu tivesse que falar algo, o pior que fosse, eu falaria. Não tava num dia tão legal, confesso. Haha. Com isso, uma pessoa bem próxima, me pediu pra ficar em silêncio. 


Pronto. Me coloquei mais uma vez em silêncio.


No começo dos hinos, fecho meus olhos (com raiva e tristeza) e de repente... em milésimos de segundo passou na minha cabeça todas (ou quase todas) as memórias de alguém "me entregando algo de Deus". Foi surreal. Eu lembrei de coisas que não fazia ideia de onde estavam guardadas no meu cérebro. Memórias infantis que não recordava mais. Foi incrível. Se você nunca teve algo divino assim, provavelmente estará me chamando de maluca nesse momento, mas te recomendo ter uma experiência louca.


Enfim, em milésimos de segundo eu entendi que a partir daquele momento eu não poderia mais aceitar ser silenciada, pelo contrário, soltar a voz que estava presa. Foi completamente claro como a água! Era como se meu cérebro reverberasse isso!


Desde então tenho me "soltado" mais. Tento abrir as caixinhas que foram fechadas em mim, de vez em quando fazer umas reflexões nas redes, para talvez abrir a caixinha em outras pessoas também. E nem estou falando em algo grande e polêmico, como política ou qualquer assunto assim, mas em regras invisíveis que foram impostas por outrem e aceitamos sem questionar. Por que você faz o que faz?


Mas nem sempre isso é bom, porque uma simples reflexão pessoal, pode virar uma armadilha para você mesmo. E os ataques vêm de todas as formas e lados.


Hoje foi um dia assim e não consegui fazer nada. Fui completamente paralisada pelo mundo e pessoas que nem sequer conheço. Só porque falei que estava cansada da minha foto de perfil nas redes e EU queria tirar de outras formas, sem fazer as fotos clichês que todo mundo tá fazendo. E aí fiz uma pequeníssima reflexão do porquê de EU não fazer igual.


Viu o quão insignificante é o assunto? Mas aparentemente, eu tenho o terrível dom de tornar tudo polêmico (ou será que as pessoas que pensam que tudo que eu faço e falo é sobre elas?).


E nesses momentos de fragilidade, é fácil você esquecer das promessas de Deus na sua vida. Pelo menos eu fiquei um pouco desestabilizada por algumas horas. E aí, comecei a questionar a Ele o porquê disso tudo. Por que eu tenho que falar se as pessoas não vão me ouvir?


Falei com Ele que precisava de uma resposta e que se fosse realmente Dele, eu saberia pois estaria na minha frente. Hoje eu precisava muito de uma palavra de conforto, sabe? Então abri o aplicativo da bíblia e eis que me deparo de cara com o versículo do dia: 


NVI:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."

Efésios 4:29


(sei que todas os versículos da bíblia tem seu contexto histórico, porém a palavra se renova dia após dia e acredito que Jesus utilizou desse versículo para tirar o meu tormento momentâneo. Glória a Deus).


Pronto. A resposta estava ali, na minha cara, bem na minha frente. Sem nenhum esforço. 


E aí me veio à mente que: a quantidade de ataques foram proporcionalmente igual à quantidade de amor que eu recebi. 


A quantidade de pessoas que me ridicularizaram por nada, foi a mesma quantidade de pessoas que entenderam o que eu disse e ainda me responderam que "abri os olhos delas". Porém, eu só foquei na parte ruim. Acontece, né? Obrigada cérebro por se preocupar apenas com o mal (e estudos já comprovam isso).


Eu até poderia estar sendo silenciada por uma parte, mas na outra eu tinha voz. A menina silenciada não estava mais em silêncio. O silêncio dos silenciados está sendo quebrado.


Agora estou indo dormir, ainda refletindo nisso tudo, e apesar de ainda estar, de certa forma, triste, estou feliz por poder saber que a minha voz consegue alcançar algumas outras pessoas e edifica-las, mesmo em assuntos "inofensivos".


Enfim, gostaria de te deixar reflexivo também sobre tudo que falei aqui. 


Não deixe ser silenciado por quem não entende o seu propósito. 


Não deixe que a voz do mal esconda as vozes do bem.


Fiquem na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!