Existem períodos para ficar em casa e cuidar dela - Exôdo 12

Existem períodos para ficar em casa e cuidar dela - Exôdo 12 notivagar - coronavirus


Estamos vivendo atualmente um período conturbado com essa nova doença que está se alastrando pelo mundo, a tal Coronavírus. Infelizmente devemos permanecer em nossas casas, de quarentena, para que não ajudemos ao vírus se propagar ainda mais. E sim, isso é bem sério, portanto, fique em casa.

Não quero entrar no assunto se essa doença é "natural", surgida por causas humanas, ou espirituais. Não estou aqui para falar disso, até porque eu não tenho nada a declarar sobre esse âmbito. Cientistas estão aí pra isso.

Entretanto, eu gostaria de falar sobre uma passagem bíblica que se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, do versículo 1 em diante. Caso você não tenha uma bíblia, pode ler o capítulo 12 completo clicando aqui para ter maior entendimento.

Em Êxodo 12, podemos ler sobre a última praga do Egito que Deus havia programado de lançar e a menção de um dos ritos que se dá até os tempos de hoje: a Páscoa. Deus dá ordem a Moisés e a Arão, seu irmão, para avisar ao povo que marquem as ombreiras (ou vigas, como entender) das portas de suas casas com sangue de um cordeiro, este que deveria ser sacrificado no décimo quarto dia do primeiro mês e além disso, não deveria ter nenhuma imperfeição no animal, pois, à noite o Espírito de Deus faria juízo sobre a Terra e outros deuses do Egito. Os primogênitos humanos ou animais, seriam mortos naquela noite.

Lembrando que, simbolicamente, biblicamente, Jesus é anunciado como o cordeiro de Deus. Como podemos ver em João 1:29-30:

"No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim."

Naquele dia a instrução era clara. Coloque o sangue nas vigas da porta e não saia de casa, pois isso os guardaria do juízo de Deus.

As pessoas não foram salvas apenas por respeitarem as regras e/ ou por suas obras, mas sim porque o sangue do cordeiro, ou seja, Jesus estava como guarda vigilante e protetor das casas, para que mal algum pudesse ser penetrado nelas.

É engraçado que ao decorrer da bíblia e desde o início podemos "ver" Jesus ao lado de Deus, assim como em uma das primeiras passagens da bíblia onde Abraão leva seu filho Isaque para sacrifício a Deus e, na hora de sacrificá-lo, Deus proveu um cordeiro para o sacrifício e assim a vida de Isaque foi poupada. Podemos ver essa passagem em Gênesis 22:8-13

"Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos.
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "
Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho."

Outro ponto que eu gostaria de chegar é sobre a casa. A bíblia também menciona que nós somos o templo do Espírito Santo; a casa. O lugar onde Deus faz morada. como o apóstolo Paulo cita na epístola para a igreja de Corinto. 1 Coríntios 6:19

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"

Podemos juntar essas informações e concluir que Deus está blindando não tão somente a casa física onde habitamos, mas do nosso coração e da nossa mente. Deus sempre esteve e estará blindando a sua morada; o seu coração, para que o mal não possa revirar a casa e matar o primogênito; o amor primeiro, a sua alegria. Logo, podemos ver isso na vida real, normalmente, quando o filho primogênito nasce, nasce alegria na casa, é o primeiro amor.

Particularmente, gosto de acreditar que esse é o momento em que devemos estar dentro de casa, bem acolhidos, cuidando da saúde física e mental. É tempo de edificar as paredes do lar material e imaterial. É momento de blindar sua fé, seu coração. Esse é o melhor momento curar e ser curado, sarar feridas e evitar que se façam novas. É o momento para aprender, estudar, se dedicar mais. É momento para faxinar a casa, reformar os móveis, pintar as janelas, comer em família. É tempo para dedicar-se e ao próximo.


É tempo para relaxar também, por mais que a situação seja precária e assustadora. Tire um tempo para si. Se reserve, se cuide, se ame. ♥

É o momento para cuidar, de meditar, de questionar menos e esperar. De fortificar a sua fé, onde quer que ela esteja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui sua crítica, dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de marcar a opção "NOTIFIQUE -ME" para saber a resposta!
Até breve!